Somente no Brasil mais de 4,5 mil pessoas são alvos de tentativas de fraudes a cada hora no país, e quase 2 milhões de pessoas foram vítimas de algum tipo de golpe em 2023, uma alta de 8,2%. Os dados refletem um crescimento dos ataques. E atentos a isso, inúmeras iniciativas vêm sendo desenvolvidas por empresas e instituições para reduzir esses índices, como a integração de ferramentas tecnológicas e conteúdo educativo para as pessoas se protegerem.
Inteligência artificial, algoritmos, banco de dados e biometria comportamental são algumas das armas do arsenal tecnológico sendo utilizado, na maioria das vezes, para a antecipação de ataques e prevenção a riscos. Tecnologias de última geração permitem identificar operações fora do perfil do cliente e intervenham na transação antes da concretização do crime.
Além da tecnologia, é muito importante a conscientização dos usuários e oferece inúmeros conteúdos educativos para ajudar as pessoas a se protegerem, abordando os golpes mais comuns, como fraudes com promoções de criptomoedas e golpes no Telegram
Fonte: infomoney.com